André Carlucci

Skeptic .net development

Como trocar o diretório de save de jogos que não possuem essa opção

Essa é para os gamers.
Recentemente comprei o “The Witcher 3” no GOG, aproveitando a promoção da Black Friday.

Depois de um tempo jogando, vi que ele gravava os saves na pasta “The Witcher 3” dentro de “Documents” do meu usuário, mas eu gostaria que isso fosse para OneDrive ficando assim salvo na nuvem também (ia ser muito triste ver milhares de horas de jogo irem pro além no caso de um problema no SSD!). Além disso, ficando no OneDrive eu poderia jogar no Notebook e no Surface sem problemas, pois ficaria sincronizado nos dois.

Como o jogo não tem essa configuração, lembrei do velho e bom utilitário “mklink.exe”, que cria links simbólicos para diretórios, enganando assim o jogo.

No meu caso ficou: (meu user está no d:, verifique onde fica sua pasta de Documents ou Documentos se seu Windows é em pt-BR. Mude o diretório de destino conforme sua vontade).

  1. Faça um backup da pasta "d:\Documents\The Witcher 3" just in case
  2. Copie esta pasta para o local desejado, no meu caso "d:\OneDrive\The Witcher 3 Saves"
  3. Delete a pasta original em "d:\Documents\The Witcher 3"
  4. Abra um command prompt, vá até o diretório "d:\Documents\" e digite: mklink /D "The Witcher 3" "d:\OneDrive\The Witcher 3 Saves"

mkdir

Pronto, o Windows criará um link entre esse local e o novo, enganando o jogo. Você pode usar essa técnica para qualquer aplicativo/game ou mesmo para simplificar o acesso a diretórios muito profundos.

E agora, come on, Roach! De volta ao jogo :)